Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização para Motores de Buscasão técnicas que visam melhorar o posicionamento das suas páginas nos buscadores como o Google, Bing, Yahoo entre outros. Quando um usuário digita no Google ou outro buscador um termo que está interessado (palavra-chave), o objetivo do SEO é fazer com que uma ou mais páginas do seu site, blog ou e-commerce apareçam nos primeiros resultados da busca orgânica (resultados que aparecem logo abaixo dos links patrocinados).
Muitos sonham em aparecer nos primeiros resultados do Google, mas é importante prestar atenção que no topo e na lateral existem alguns resultados em destaque (em amarelo) que são patrocinados e abaixo (em verde) aparecem os resultados orgânicos que não estão ali apenas por “sorte” ou por ser “sites mais antigos” e sim por aplicar as técnicas de SEO corretamente.
SEO Google
As técnicas de SEO quando aplicadas não tem o objetivo de funcionar apenas para o Google, pois os demais buscadores como Bing, Yahoo entre outros utilizam o mesmo padrão de busca.
Para adequar seu site, blog, e-commerce ou qualquer página nos padrões de SEO do Google ele recomenda fortemente que você encontre um profissional devidamente habilitado ou conheça suas diretrizes para não ser prejudicado e ter efeitos contrários de uma boa otimização como ser banido das buscas.
O Google possui este guia para iniciantes em otimização de sites para mecanismos de pesquisa.
Ferramentas SEO
Vou sugerir 3 ferramentas do Google gratuitas que uso com frequência dentre as várias que o mercado oferece.
Google Trends – Explore as tendências da Pesquisa do Google com o Google Trends.
Google Analytics – Acompanhe os acessos das suas páginas em tempo real, por período e principalmente encontre os termos (palavras-chave) de maior impacto que faz os usuários chegarem até o seu site.
Google Search Console (Webmaster Tools) – Uma ferramenta poderosa do Google que ajuda você a complementar informações do Google Analytics e também rastrear títulos duplicados, criar e monitorar sitemaps das suas páginas.
Dicas e técnicas de SEO
As técnicas de SEO são várias e para ajudar você a avaliar seu projeto vou abordar duas técnicas importantíssimas que são On-Page e Off-page.
Técnica On-Page
Títulos das páginas
Um dos pontos mais importantes da suas páginas é o título. Ele será exibido no topo do navegador e nas buscas do Google. Evite passar dos 70 caracteres e não crie títulos duplicados nas suas páginas para não ser punido nos buscadores como conteúdo duplicado.
Meta tags
Meta description
Nesta meta você precisa transmitir em no máximo 160 caracteres a essência do seu artigo que fará o usuário que está buscando nos mecanismos de pesquisa tomar a decisão em clicar ou não em seu resultado.
Metas keywords
Já teve seus dias de glória mais foi deixada de lado pela maioria dos mecanismos de busca, ou seja, chega de encher sua página de tags com ou sem acento, ortografia errada, outros para tentar subir no ranking dos buscadores.
Heading tags
As tags heading (h1,h2,h3…) deverão ser usadas para destacar títulos importantes da sua página. Lembre-se de nunca repetir a tag h1 pois a mesma deve ser única na página.
Atributo alt ou title em imagens
Esses atributos são informações agregadas a imagens que valorizam a exibição das mesmas nos mecanismos de busca. O atributo title (Título) e alt(Texto alternativo) encontram-se na maioria dos editores de imagens como por exemplo WordPress. Caso você tenha um artigo com o nome “Facilidades dos Smartphones” poderá ter a tag title e alt com o mesmo título para se beneficiar nas buscas.
Domínios
Desde 2012 perderam bastante importância no quadro de fatores que fazem uma página ter um melhor ranking nos mecanismos de busca. Antes desta data o Google dava mais importância nos resultados com um domínio exato, mas de lá para cá ele mudou seu algoritmo de buscas e agora o que mais conta é a qualidade do conteúdo. Registre domínios exatos se possível e o mais próximo do nome da sua empresa ou produto. Lembre-se também de registrar um domínio .com e outro .com.br para evitar concorrência nos buscadores.
URLs amigáveis
Você já dever ter ouvido falar nelas! Nada mais é do que deixar o link para as páginas do seu site de forma “amigável” para os buscadores evitando números, acentuação, espaços em branco e caracteres estranhos. Matt Cutts um dos engenheiros do Google já afirmou que o uso de hífens é a melhor maneira de separar as palavras-chave de uma URL.
Exemplo em destaque de URL amigável para uma página de televisores em promoção
meusite.com.br/televisores-em-promocao [?]
meusite.com.br/Televisores em Promoção [x]
meusite.com.br/televisores+em+promocao [x]
meusite.com.br/?categoria=1 [x]
Conteúdo
Particularmente (e o Google pensa assim também) acho que é o ponto mais alto do SEO nos dias atuais. Os buscadores estão cada vez mais “inteligentes” levando em conta através de sua engenharia e cruzamento de informações a qualidade do conteúdo. Lancei em co-autoria com Bruno J. Gimenes o curso NitroBlog que é voltado em ensinar a produzir conteúdos relevantes e bem estruturados com alto poder de indexação pelos buscadores.
Técnica Off-Page
Links externos
Os mecanismos de busca levam muito em conta o número e a qualidade de sites externos que tem link para o seu site. Quanto melhor for o Page Rank dos sites que apontam links para o seu melhor será o seu posicionamento nas buscas. Outro fator importante é o texto usado no link e ao redor dele. Exemplo: Você tem um artigo falando sobre “Marketing Digital” e um portal com Page Rank alto coloca um link apontando para o seu site: <a href=”meusite.com.br/marketing-digital”>marketing digital</a>. Isso será um pote de ouro em termos de link building.
Idade de um domínio
Não dizem que panela velha que faz comida boa? Os mecanismos de busca pensam assim também! Quanto mais velho o seu domínio maior a pontuação no ranking. Hoje é muito fácil registrar um, dois ou algumas dezenas de domínios para concorrer com conteúdos de outros sites, por isso os buscadores levam em conta a idade dos domínios.
No site MOZ tem um artigo bem interessante com 21 estratégias de SEO Off-Page.
Marketing Digital
Você pode potencializar muito sua estratégia de Marketing Digital usando o SEO ao seu favor. Diariamente centenas ou milhares de pessoas entram no mercado de info-produtos e não levam em conta a estratégia por exemplo de colocar um blog com conteúdos relevantes de seu nicho. Desta forma necessitam gastar grandes valores em anúncios pagos para gerar tráfego para suas páginas de vendas ou engajamento.
Para gerar resultados imediatos os anúncios pagos são necessários, mas leve em conta a criação de um blog e produção de conteúdos relevantes para sua audiência que em médio ou longo prazo será sua principal fonte de tráfego e o melhor de tudo sem ter que pagar por isso.
Curso SEO
Existem dezenas de cursos de SEO no mercado na modalidade presencial ou online. O curso NitroBlog que gravei em co-autoria com Bruno J. Gimenes tem o foco de mostrar e aplicar como otimizar o SEO para conteúdos dos seu site, blog ou WordPress.
Como fazer SEO
Você pode contratar uma agência ou um profissional habilitado para cuidar do SEO de suas páginas (site, blog, e-commerce) ou fazer cursos voltados nesta área e aplicar as técnicas para alavancar as visitas nas suas páginas.
Muitas pessoas nos procuram com a seguinte expectativa: “Quero meu site na primeira página do Google!“.
Você deve estar ciente que existe duas formas para alcançar este objetivo, são elas:
1) Fazer links patrocinados utilizando Google AdWords para os termos (palavras-chave) que você deseja que apareça nos primeiros resultados. Essa técnica é mais rápida porém cara dependendo do nicho de atuação. Você deverá medir se os usuários que estão chegando até a página de destino atingem o seu objetivo como baixar um conteúdo, realizar uma venda, outros.
2) Investir em técnicas de SEO para sua página subir no ranking do Google (recomendado) e aparecer nas buscas orgânicas. Essa opção é geralmente mais demorada, porém o efeito será duradouro. Quando um conteúdo está bem elaborado e tem uma boa aceitação pelos leitores ele se mantém por um longo período nos primeiros resultados até que a informação seja relevante.
SEO WordPress
O WordPress na sua versão de instalação padrão já oferece o que tem de melhor no requisito SEO. Você terá que levar em conta o tema (layout) que irá utilizar para saber se a estrutura do tema atende os requisitos do SEO On-Page.
Duas dicas que você pode aplicar imediatamente após instalar seu WordPress é:
1) No painel vá em: Configurações / Links permanentes e escolha a opção “Nome do post” para deixar a URL amigável do seu artigo. Exemplo: Se você tiver um artigo com o título “Como fazer bolo” poderá deixar a URL dele com a dica acima da seguinte forma: meusite.com.br/como-fazer-bolo – e caso utilize a configuração padrão do WordPress ficará da seguinte forma: meusite.com.br/?p=1 (não recomendado).
2) Instale o plugin Yoast SEO para WordPress e otimize metas como título, descrição e palavras-chave dos seus artigos para potencializar o seu blog nos buscadores.
SEO Tutorial
O Google disponibiliza um Guia de Otimização para mecanismos de buscascom várias dicas que vão ajudar muito na otimização das suas páginas. Baixe agora uma versão em português.
SEO ou SEU?
O termo correto é SEO que significa Search Engine Optimization ou em português Otimização para Motores de Busca.