LEADs = EMAILs
Nos dias atuais é de extrema importância você ter em um ou mais local do seu site um box para captura de leads a fim de formar uma base de contatos sólida para você se comunicar com esses usuários (futuros clientes) via newsletter (email marketing).
Temos visto ao longo dos anos em nossa empresa que nos sites que produzimos a maioria dos clientes não optam por colocar uma captura de leads (emails), no entanto, os que mais de destacam são os que tem esse recurso implantado no site pois podem se comunicar com maior facilidade com sua lista de emails oferecendo novidades e promoções.
No ramo de marketing digital nem se fala então! É muito importante você ter vários pontos de captura de leads (emails) no site afim de montar uma lista seleta de contatos para realizar vendas imediatas ou futuras de info produtos (produtos digitais).
Serviços de Email Marketing
Hoje o mercado está repleto de serviços de email marketing para você captar emails, construir newsletter e enviar para listas segmentadas oferecendo um produto ou serviço físico e digital.
Os mais conhecidos principalmente para quem atua diretamente com infoprodutos são: Mailchimp, Get Response e Klick Mail sendo que existem algumas centenas de opções onde você deverá avaliar performance, preços e limitações que os mesmos oferecem.
Double Opt-in ou Duplo Opt-in
É a forma mais eficaz para captar as leads (emails) e faz com que o usuário após cadastrado no site receba um email de confirmação onde no corpo deste email terá um link para clicar e ser redirecionado para uma página de confirmação reforçando o cadastro pois neste momento o usuário diz “eu desejo receber emails/informativos deste site”. Vale também incluir na mensagem para o usuário marcar seu email na lista dos remetentes confiáveis para evitar o redirecionamento das mensagem para SPAM.
Single Opt-in ou Simples Opt-in
É uma forma menos eficaz de captar as leads pois você não solicita ao usuário a confirmação de cadastro via email conforme mencionado no item acima. Você terá menos taxa de entrega, abertura e cliques quando enviar email marketing para os contatos desta lista.
Comprar Listas de Email Marketing
Em hipótese alguma faça isso! É considerado a maior das práticas de SPAM pois você está enviando sem o consentimento do usuário emails praticando desta forma SPAM. Você estará sujeito a punições severas chegando até ao cancelamento do seu domínio em casos mais graves.
Call to Action = Chamada para Ação
Construa uma chamada atrativa para captar a lead (email) no seu site, exemplo: “Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos e GRATUITOS em seu email“. Ofereça alguma recompensa que pode ser um ebook, um guia digital ou algo do gênero para estimular o usuário a se cadastrar em sua lista, exemplo: “Cadastre-se e receba um eBook GRATUITO com dicas para o seu site aparecer na primeira página do Google“.
Não deixe de captar emails!
Se você tem um site pessoal ou empresarial não deixe de captar leads (emails) preferencialmente de forma segmentada e com duplo opt-in, ou seja, listas para cada nicho de mercado ou interesse. Mesmo que você não vendas produtos digitais uma comunicação eficaz via email pode trazer clientes para seu estabelecimento físico, criar uma engajamento (relacionamento) com seu cliente ou futuro cliente. E o mais importante: DIGA NÃO AO SPAM!